domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quem não se comunica se “estrumbica”!!

Essa frase revela algo real em nós seres humanos!! Somos aptos a nos comunicarmos, a nos expressarmos de diversas maneiras diferentes! Não vivemos sem a comunicação, seja ela de qual natureza for!

Com palavras, com gestos, com o olhar, com o silêncio... De qualquer maneira, basta usar a criatividade e meios para a expressão não nos faltam!

Desde muito cedo aprendemos que a fala é a o principal meio que temos para mostrar o que pensamos, o que sentimos, o que vemos e o que sonhamos. As palavras passam então a ser as fortes aliadas no que diz respeito à comunicação!

No entanto, em se tratando do ser humano somos também aptos a desenvolver complexidade até mesmo no que deveria ser simples, e assim o mesmo que facilita é capaz de complicar! Da mesma forma que utilizamos as palavras para dizer o que queremos também as utilizamos para confundir quem está ao nosso redor!

Grande parte dos problemas nos relacionamentos surgem por dificuldades na comunicação ou mesmo por falta desta. Casais se separam por conta disso, amigos se desentendem desta forma, colegas de trabalho se estranham por não conseguirem se comunicar.

Por vezes acreditamos que somos claros e nossas atitudes, e que nossas expressão é capaz de dizer tudo que queremos, desejamos e sentimos! Ledo engano... O outro não tem a obrigação de adivinhar o que nos vai ao coração apenas pela expressão facial! É preciso estar disposto a falar, a explicar e claro, também expressar corporalmente se quisermos mesmo ser entendidos!

Buscamos interpretar o que entendemos por comunicação não verbal vindo do outro, e aqui mora uma série de complicações! Definitivamente não somos bons de interpretação, pois para isso nos utilizamos de nossas próprias experiências e sentimentos para interpretar o outro, ou seja, interpretamos o outro apenas com nossos olhos e não com os olhos de quem agiu!

Costumo dizer que, se fossemos mesmo bons de interpretação, não teríamos tantas religiões, as quais cada uma nos mostra sua visão e crenças baseadas em um mesmo livro!

Falamos o que queremos e o que não queremos, mas nem sempre somos leais ao que vai ao coração! Por isso falar significa comunicar, mas não necessariamente uma comunicação eficiente.

O que queremos de fato passar com a comunicação? Queremos nos mostrar ou nos esconder? Desejamos falar ou esperamos que o outro adivinhe? Repensar a comunicação que mantemos, é uma boa forma de rever relacionamentos, trazendo a consciência onde acertamos e onde precisamos aprimorar! No entanto, também é um exercício que requer paciência e disposição para mudar... Depende de cada um!

Fica então o desafio... SERÁ QUE VOCÊ SABE SE COMUNICAR? Comece comigo, e exerça aqui sua comunicação!! Boa sorte

6 comentários:

  1. Oi !

    Nos últimos dias eu tive experiências que mostram exatamente o que você traz no seu texto. A falta de comunicação pode gerar tensão e desentendimentos desnecessários. Entretanto, a disposição para expor problemas e pontos de vista de modo claro, e mais; estar disponível para ouvir, pode trazer soluções, tirar um peso das costas, evitar arrependimentos desnecessários.

    ResponderExcluir
  2. Biiiiip ploc zuuuuummmm, caspexi guschovski!!!!
    Tá bom ... ja q vc nao entendeu eu traduzo de forma mais clara ...rsrs ... Parabens amiga pelo post! Esta tudo de bom o seu texto!
    Beijoca grande

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, tirar o peso das costas pode ser mais fácil do que a gente imagina! Mas estar disposto a ouvir já é um passo grande para melhorar a comunicação!

    Querida senhora ou senhorita anonima, elogios como esse devem vir com o nome pra gente poder apertar a dona deles não acha? rs De qualquer jeito obrigada... e beijinhos pra você!

    ResponderExcluir
  4. Será que há pessoas que à gente que não comunica, ou comunica de forma deficiente porque esperam que os outros adivinhem?

    ResponderExcluir
  5. Não comunicar, demonstra uma deficiência na fala, ou o esconderijo de um tremendo monte de imundices, porque a mentira não tem problema de comunicação.

    ResponderExcluir
  6. Skinworld, primeiramente seja bem vindo e obrigada pelo comentario! Acho sim que muitas vezes esperamos que a comunicação seja baseada na adivinhação, e ainda acreditamos que somos claros o suficiente nos gestos e no comportamento para que o outro nos "adivinhe" da maneira correta! Tremendo erro não é mesmo?! Afinal, cada um interpreta o que vê diante das experiencias que já possui!!
    Assim, sem duvida é uma deficiencia, mas não sei se concordo totalemente com essa questão de que mentira não tem problema de comunicação, pois de alguma forma, ela pode gerar vários problemas na propria comunicação!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me deixar seu recado!!