terça-feira, 17 de agosto de 2010

Se pudesse viver minha vida novamente...

Tantas experiências vividas, tantos momentos guardados, sentimentos experimentados, pessoas que marcam... A cada instante vivido estamos construindo uma história, e a mais importante de todas as que já puderam ser escritas: A NOSSA HISTÓRIA!

Mas, e se pudesse viver essa vida novamente? O que faria com essa possibilidade?

Talvez a primeira reação ao se pensar nesse questionamento seja o de reescrever alguns pontos dessa história que incomodaram, que doem quando os retomamos na memória, que deixaram algumas feridas nem sempre cicatrizadas. Ou ainda modificaríamos alguns momentos nos quais cometemos falhas e erros, nos quais possamos ter machucado alguém ao nosso redor ou mesmo a nós mesmos...

E quanto às decisões? Voltaríamos atrás das decisões tomadas, ou manteríamos as mesmas convicções e idéias?

E quanto aos relacionamentos vividos? Será que pode haver arrependimento pelos envolvimentos que mantivemos, ou será que o arrependimento é por não ter experimentado todas as relações que poderíamos?

Enfim... “Se eu pudesse viver minha vida novamente”!!!

Fica evidente o quanto pode haver muitos pontos aos quais gostaríamos de uma segunda chance para modificá-los se o tempo voltasse. Mas e os momentos que apenas nos daria prazer revivê-los de tão bom que foram?

E quanto às decisões que nos colocaram em pontos satisfatórios na vida, ou diante de pessoas que nos são importantes? E as relações que vivemos que são gratificantes e que agregaram momentos de felicidade e com eles boas recordações?

E quanto às pessoas que nos ensinaram e nos ajudaram a crescer e a construir grande parte do que somos hoje? O quanto nos pode ser precioso reviver esses momentos e reencontrar com essas lembranças tão significativas na construção de cada uma de nossas peculiaridades?

Temos a tendência a dar mais valor ao que não deu certo ou ao que deixou fortes marcas doloridas em nossas vidas, do que a dar valor ao que nos foi produtivo e proporcionou felicidade!

Pensar sobre SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE, pode ser uma boa forma de envolver-se consigo mesmo e com sua historia, apropriando-se de cada momento experimentado, cada sentimento dividido, cada experiência que trouxe consigo situações e pessoas únicas! Afinal, somos os protagonistas dessa história escrita, e não apenas coadjuvantes vivendo ao léu, seguindo decisões e direcionamentos alheios.

Pode ser uma boa forma de olhar para trás tendo consciência de que sim, gostaríamos que algumas coisas tivessem sido diferentes, mas que não o foram e que a historia aconteceu exatamente como precisávamos que acontecesse...

Pode ser uma maneira de entender que com base no que vivemos e no que experimentamos, temos forças de modificar o hoje, de se apropriar de nossas capacidades para construir o daqui pra frente, com todas as marcas boas e ruins que carregamos, mas também com as forças que se acumularam por essas mesmas marcas.

Ouvimos muito dizer que aprendemos pelo amor ou pela dor... Discordo!

Enquanto estamos vivendo a fase do amor, nos encantamos com tudo ao nosso redor e com o que acontece dentro de nós mesmos... Não resta tempo para reunir forças e aprendizados para nos estruturarmos para os momentos de dor. Há tempo apenas para viver o amor!!

Aprendemos pela dor! Pois é nesse momento que lutamos para buscar forças, é nesse momento que nos surpreendemos com o quanto somos capazes de superação e de crescimento.

Talvez, o ponto importante dessa reflexão seja que se pudéssemos viver nossa vida novamente restasse apenas o propósito de aproveitar com mais intensidade cada experiência acumulada... Nada mais que isso!!!!

Agora que tal escrever o seu proprio texto? Comece assim:
"SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE..." Boa sorte!


4 comentários:

  1. Nossa, se eu pudesse viver a minha vida novamente pouca coisa seria modificada, atitudes e decisões, algumas, as pessoas encontradas no caminha jamais, nenhuma, cada uma foi e é importante ao extremo. Quando se alcança o amadurecimento da dor se entende o quanto ela é necessária para aprendizado e crescimento. Viver minha vida novamente não dá porem viver vida novamente com certeza, que ela venha, que ela exista e que eu possa estar la. texto maravilhoso como sempre, beijos da mami

    ResponderExcluir
  2. Acho que sempre vivemos aquilo que precisamos para o nosso amadurecimento e nosso progresso espiritual... mesmo não entendendo muitas vezes o porque das coisas. Não poderiamos ter tido uma vida diferente pq sempre agimos com o conhecimento que temos agora é só depois do aprendizado é que poderiamos pensar diferente, agir diferente, mas sempre em uma situação futura...o que passou já foi... pensemos então nessa possibilidade incrível de inumeras escolhas possíveis que o hoje nos traz, com a vantagem de utilizar nossas experiências como base para acertos, ou erros, mas sempre com um novo aprendizado! E se eu pudesse viver minha vida novamente, sabendo o que sei hoje... quanta coisa seria diferente... bjs

    ResponderExcluir
  3. Se eu pudesse viver a minha vida novamente faria tudo de novo do mesmo jeito.

    Muitas pessoas dizem que pessoas maravilhosas como "eu" aparecem em suas vidas para lhes trazer um pouco de cor e se é assim, esse pouco de cor que posso oferecer as pessoas adquiri graças a vida que tive.

    Assim, não há nada a ser mudado até então...

    Beijos,
    Francisco

    ResponderExcluir
  4. Como dizem os Titãs............."deveria ter errado menos, trabalhado menos.ter visto o sol s por". Mas sou também da opnião que a nossa massa corporea é unica,mas spiritualmente não!Daí vem o livr abitrio,onde temos a missão em fazer nossa vida, nos erros,nos acertos..Não quero viver de novo, iniciando do zero, mas sim fazer desta Vida aqui e agora, em função do que já vivi, uma nova vida, com erros e fracassos.Assim sim, poderemos fazer de nossa vida futura, uma nova vida....... reforma intima todos os dias!! Beiju!

    ResponderExcluir

Obrigada por me deixar seu recado!!