quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aprender sempre...

Entendo que um dos maiores ensinamentos que a vida tem a nos propor, é estarmos dispostos a aprender mesmo quando sofremos...

Aprender quando tudo dá certo é facil... Dificil mesmo é aprender a tirar proveito quando estamos sofrendo, ou quando vivemos momentos de frustrações e conflitos!

O velho ditado :"Ou aprende pelo amor, ou aprende pela dor", não é totalmente verdade. Pois, quando estamos no momento do amor, no momento no qual tudo caminha conforme nossos planos e as experiências apenas surpreendem, vivemos num estado tal de euforia e satisfação que dificilmente olhamos para o quanto essa realidade pode nos ensinar.

No entanto, quando sofremos, quando nos machucamos, quando choramos, não resta outra opção a não ser olhar para o que se viveu e tentar tirar proveito disso, de forma que na próxima experiência nos tornemos mais fortes e preparados!

Nas experiências boas, tudo se volta para que as pessoas se aproximem e sintam um pouco da felicidade vivida. Já nas experiencias difíceis de se elaborar, temos a oportunidade de descobrir quem de fato aguenta estar ao seu lado, não apenas para rir, mas também para enxugar suas lágrimas, para suportar ser apenas um apoio já que tirar a dor do outro é impossível.

Dividir coisas boas é bem fácil, até porque, estar perto de alguém que demonstra alegria pode ser até contagiante. Mas ainda temos medo de nos contagiar pela tristeza, pelos momentos de desilusão, pelo desespero alheio.

Também é apenas nos momentos de dor que temos a capacidade de descobrir o quanto somos fortes, o quanto aguentamos sentir e o quanto na verdade não somos feitos de cristal... Mas mesmo que fossemos fácil de se quebrar, aquelas poucas pessoas que mostram te suportar na dor, certamente ajudariam a colar os cacos...

O grande desafio está em aproveitar os momentos alegres para recompor-se, para fortificar-se de energia e de experiências, para que quando os momentos tristes se aproximarem, tenhamos a capacidade de aceitá-los com dignidade, com força e com a paciência necessária para que eles sejam apenas aprendizado e mais fortalecimento.

Acredito que um dos grandes saldos positivos que a dor nos deixa, é poder reconhecer com quem estamos dispostos a dividir, a quem estamos dispostos a nos abrir. Pois aprendemos ao longo do tempo, que quem não suporta suas lágrimas, jamais será um bom companheiro para suas gargalhadas!!

E com tudo isso, aprender... Sempre que possível e sempre que disponivel!

2 comentários:

  1. A vida é isso mesmo, um eterno aprendizado com as alegrias e decepções, com conquistas e desafios, com sucessos e persistência (porque fracasso nunca).Aprendemos muito quando estamos preparados, mas aprendemos mais quando feridos e machucados tiramos forças para nos tornarmos pessoas melhores. Lembre-se que as pessoas para serem felizes não precisam ter sempre as melhores coisas e mas precisam aprender a fazer o melhor com as coisas que aparecem em seu caminho...Um bom amigo é aquele que mesmo quando não dizemos uma só palavra, temos a sensação de termos tido a melhor conversa possível... que Deus nos permita ainda termos muito e muito para aprender com nosso silêncio ou com nossas lágrimas, com nossas vitórias ou com nossas dificuldades, mas sempre com muito amor no coração...

    Com muito carinho...

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, quando me dei conta, estava escrevendo um texto... rs

    Enfim, ótima reflexão sobre o tema. Rende muito mais. Podemos aprender muito mais sobre isso... rs

    Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada por me deixar seu recado!!