quinta-feira, 29 de abril de 2010

Felicidade... padrão ou apenas sentimento?

Responda rapidamente sem muito pensar... o que é ser feliz? O que precisa acontecer pra que você se sinta feliz?

Perguntinha dificil essa né... Mas talvez a dificuldade venha justamente por buscarmos uma resposta universal, que atenda a todas as expectativas e que se transforme em padrão.

Rubem Alves, um escritor fabuloso que toca na alma com suas palavras, diz que felicidade é ver, mas não ver o que os olhos trazem, mas sim o que o seu coração te conta que viu, O SENTIR...

Talvez esteja aí mesmo a resposta. Não se é feliz o tempo todo, pois não podemos enxergar a todo momento. Trabalhamos, brincamos, corremos, nos divertimos, temos compromissos legais e tediosos, enfim, VIVEMOS! Com todas as consequencias que isso possa nos trazer. E por conta disso, precisamos usar a razão em muitos momentos vividos e deixar um pouquinho o sentir de lado.

Viver, sem duvida alguma pode ser feito de maneira intensa ou superficial. Depende do quanto buscamos por essa tal felicidade e do quão abertos nos encontramos para ela.

Enquanto estivermos presos ao "padrão", ao que usualmente é tido como momento feliz, podemos estar buscando esse sentir em coisas externas, no outro, na casa sonhada, na faculdade idealizada, no homem ou mulher perfeitos, no casamento dos sonhos com principe montado no cavalo branco... Pode ser tão mais simples que isso!!!

Basta descobrir que o unico caminho para esse sentir é o próprio coração, o enxergar-se do Rubem Alves, mas em primeiro lugar a si mesmo!

Agora responda sem pensar... o que é a sua felicidade hoje?

4 comentários:

  1. Psicanalista, psicóloga e eu?
    Psicopata?

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Romeu, sem duvida é uma dupla imbatível... Só tendo muita coragem pra encarar não acha?! rs

    ResponderExcluir
  3. Maria Claudiaabril 30, 2010

    Todo mundo quer ser feliz, mas poucos sabem as causas de sua felicidade ou tristeza. Guiamos nossa busca desenfreada na direção de alegria imediata e transitória. Uma das grandes máximas da filosofia budista é se nossa mente for pura e serena seremos felizes independentemente das nossas condições exteriore. O que é felicidade para mim, hoje? Saber rir de mim mesma!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por me deixar seu recado!!